10 Dicas para o primeiro salto de pára-quedas

Saltar de pára-quedas é um dos desportos mais radicais e corajosos que pode realizar e para o fazer corretamente deve estar preparado física e psicologicamente. Conheça alguns truques que o auxiliam no seu primeiro salto de pára-quedas e desfrute de uma das sensações mais libertadoras e enriquecedoras que pode ter na sua vida.

O paraquedismo é um desporto de emoções fortes e saltar de pára-quedas é uma experiência extasiante que faz com que a adrenalina saia por todos os poros do corpo. Neste sentido, para que o seu primeiro salto seja um momento único e perfeito, deve seguir os conselhos seguintes:

1. Fale com paraquedistas experientes sobre o melhor local para a prática do paraquedismo

Um paraquedista com mais experiência pode dar-lhe toda a informação necessária para que o seu primeiro salto de pára-quedas seja um verdadeiro sucesso. Em primeiro lugar, pode indicar os melhores locais para fazer um curso de paraquedismo e aconselhar acerca do tipo de salto que pode realizar como por exemplo um salto tandem ou duplo.
Existem locais específicos para a realização do primeiro salto de pára-quedas, que, devido às suas características são os mais indicados para todos os estreantes, conheça-os previamente ao saber a opinião dos paraquedistas mais experientes.

2. Tire todas as suas dúvidas com um paraquedista experiente

Os paraquedistas são um grupo muito unido, uma verdadeira família. Ao ter uma conversa com um paraquedista experiente, clarificará todas as suas dúvidas e esse é sempre o melhor ponto de partida. Se não conhece nenhum, visite uma escola de paraquedismo e fale com um instrutor. Os mais experientes sabem o que é estar do seu lado, pois todos tiveram de fazer o primeiro salto de pára-quedas. Não tenha receio em perguntar como foi o seu primeiro salto - quanto mais depressa perceber o quanto espetacular é o primeiro salto de pára-quedas, mais segurança e confiança terá na realização do seu.

3. Conheça os riscos acerca dos saltos de pára-quedas

Há riscos inerentes ao realizar um salto de pára-quedas e você deve estar ciente deles. A maioria dos acidentes ocorridos não se deve à falha do equipamento, mas às decisões precipitadas e ao desrespeito pelas regras. Ao conhecer todos os riscos que um salto de pára-quedas envolve, terá em sua posse as melhores respostas para um salto mais seguro.

4. Durma bem e não ingira bebidas alcoólicas antes de um curso de paraquedismo

Nas aulas de paraquedismo, todos os seus praticantes devem estar na melhor forma física e psicológica possível. Todos os ensinamentos são importantes e devem ser interiorizados e cumpridos escrupulosamente, caso contrário as consequências poderão ser catastróficas. Como tal, é necessário estar com os seus sentidos despertos e ter um bom período de descanso. Só assim estão garantidas as condições ideais para realizar o seu primeiro salto de pára-quedas com a máxima segurança.

5. Não se apresse na compra do equipamento

Quando se inicia num desporto novo é muito frequente e tentador comprar todo o material necessário para a prática da atividade. No paraquedismo, não é preciso fazer esse investimento, uma vez que numa escola de paraquedismo são disponibilizados todos os equipamentos necessários. Este é um conselho muito importante, porque o paraquedismo tem várias modalidades e cada uma requer o seu próprio material. Logo, tenha em atenção que o seu investimento inicial pode não corresponder à modalidade que, posteriormente, poderá querer praticar.

6. Assista a alguns filmes de paraquedismo

Ao assistir a alguns filmes de paraquedismo está a estudar a melhor forma de praticar esta modalidade. Um filme permite visualizar e avaliar as técnicas de outros praticantes, interiorizar os seus movimentos e aprender com eles. Esta pode ser uma das maneiras utilizadas para ter um maior contacto com o paraquedismo e pode ajudá-lo muito na realização do seu salto. Observe antes de fazer.

7. Evite o ruído das aeronaves

Quando se encontra dentro de um avião o barulho dos motores pode ser ensurdecedor. Dessa forma, para não ficar mais nervoso ou assustado, evite o ruído das aeronaves, ou tente abstrair-se dele, levando tampões para os ouvidos. Ao fazê-lo terá a descontração suficiente para apreciar o seu voo e terá a coragem necessária para saltar rumo ao infinito.

8. Considere a aprendizagem num local experiente

Aprender a fazer paraquedismo, especialmente de forma profissional, pode significar ter de fazer um curso numa cidade ou num local que não esteja próximo de si. Existem diversas escolas de paraquedismo que propiciam a experiência de um primeiro salto, mas alguns tipos de saltos requerem uma experiência e um nível maior de conhecimentos que nem sempre é possível encontrar em todas as escolas. Por exemplo para realizar um salto tandem, deve considerar os locais e escolas que são mais indicados para si, mesmo que sejam longe de onde vive.

9. Visite um túnel de vento

Um túnel de vento é o local onde se estuda o movimento do ar sobre e à volta de objetos sólidos. Trata-se do teste ideal para todos os aspirantes à prática do paraquedismo, uma vez que lhes permite simular em terra aquilo que os paraquedistas vivenciam no ar. A emoção de uma descida em queda livre pode ser simulada e assim é possível ter uma ideia da adrenalina que um salto de pára-quedas representa.

10. Divirta-se ao máximo

Esta é a dica mais importante. Quando chega o momento de saltar de pára-quedas a adrenalina será tanta que a sua mente atingirá um ponto máximo de ebulição. Um milhão de pensamentos e questões vão acercar-se de si, e a dúvida ou o medo poderão ganhar forma à última hora. Para que tal não aconteça, deve concentrar-se apenas e só no seu salto. Assim que se aproximar da porta de saída, liberte o seu pensamento e divirta-se sem qualquer tipo de medo, esta será, sem dúvida, uma das experiências mais marcantes da sua vida.

Nacional: