As 14 maiores competições de paraquedismo do mundo

O paraquedismo é atualmente um desporto de aventura acessível a qualquer pessoa que queira praticá-lo e isso faz com que a procura seja muito elevada. Nesta perspetiva, surgem escolas de formação, constroem-se equipas de competição e formam-se atletas profissionais que estão dispostos a enfrentar-se em busca do título de vencedor e de campeão de uma determinada modalidade.

Em todo o mundo existem várias competições de paraquedismo, destacando-se as seguintes:

  1. Campeonato Internacional de Paraquedismo: Esta é a competição principal de paraquedismo, onde competem os melhores praticantes das várias modalidades que constituem o paraquedismo.
  2. Campeonato Europeu de Paraquedismo: Esta competição é promovida pela Federação Aeronáutica Internacional (Fédération Aéronautique Internationale – FAI) e visa encontrar o melhor paraquedista na modalidade da Precisão.
  3. Campeonato do Mundo de Pilotagem de Calotes: Esta prova é organizada pela FAI e permite a competição entre as seguintes modalidades de paraquedismo: Precisão; Pilotagem de Calotes; Distância e Velocidade.
  4. Campeonato do Mundo de Formação de Calotes: É um evento de paraquedismo mundial no que à Formação de Calotes diz respeito.
  5. Campeonato Europeu de Paraquedismo de Estilo e Precisão: É um campeonato europeu que é organizado pela FAI e destina-se a todos os competidores das categorias de Precisão e Estilo em Queda Livre.
  6. Campeonato Europeu de Juniores de Paraquedismo de Estilo e Precisão: Trata-se de um campeonato implementado pela FAI que se destina a todos os competidores juniores das categorias de Precisão e Estilo em Queda Livre.
  7. Campeonato Internacional de Paraquedismo – Open de Merdeka: É um open que se realiza com o intuito de apurar o melhor paraquedista na categoria de Formação em Queda Livre e Precisão.
  8. Campeonato do Mundo de Eventos Artísticos: É a prova rainha do paraquedismo para modalidades como o Skysurf, Freestyle e Freeflying.
  9. Campeonato do Mundo de Paraquedismo Formação: Esta competição é desenvolvida pela FAI e aponta para a competição da Formação em Queda Livre, nomeadamente 4-way, 8-way e formação vertical.
  10. Taça Internacional de Precisão Anton Malevsky: É uma taça que se encontra sob a alçada da FAI e faz parte do circuito internacional de paraquedismo. A Precisão é a modalidade em destaque.
  11. Taça Internacional do Sudoeste: É uma competição de paraquedismo muito importante e que faz parte do circuito internacional.
  12. Jogos Aéreos Mundiais: Trata-se de uma das competições mais populares do paraquedismo, onde estão presentes praticantes das modalidades de Formação e Pilotagem de Calotes e Precisão em Queda Livre.
  13. Campeonato Mundial de Paraquedismo Militar: Esta é uma competição promovida pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (Conseil International du Sport Militaire – CISM), onde se avaliam os desempenhos dos paraquedistas nas áreas de Formação em Queda Livre, Precisão e Queda Livre Acelerada (Accelerated Free Fall).
  14. Jogos Militares Mundiais: É um evento realizado pelo CISM, onde os paraquedistas competem entre si nas modalidades de Formação em Queda Livre, Precisão e Queda Livre Acelerada.