Os 14 passos para a realização do primeiro salto de pára-quedas

Para a realização do primeiro salto de pára-quedas, existem determinados passos que devem ser cumpridos para que o salto seja perfeito. São eles:

  1. Pesquise. Inicialmente deve visitar os websites das mais variadas escolas de paraquedismo, de forma a conhecer as zonas de salto que se encontram mais próximas da sua localidade.
  2. Conheça a escola. Depois de conhecer qual é a escola de paraquedismo que se encontra mais próxima, deve contactá-la e saber quais são os horários para a realização de saltos e quais os cursos que leciona. É uma oportunidade excelente para fazer uma visita guiada e conhecer as instalações dessa mesma escola.
  3. Faça todo o tipo de perguntas e obtenha todas as respostas antes de pagar o seu salto. Não tenha receio em questionar tudo o que lhe passar pela cabeça, por mais insignificante que lhe possa parecer. Provavelmente o pessoal da escola de paraquedismo já ouviu essas perguntas antes, de outras pessoas que se encontravam na mesma situação.
  4. Escolha a forma como vai realizar o seu primeiro salto. Todos os praticantes podem optar por realizar um salto tandem, um salto AFF (Accelerated Free Fall) ou ASL (Accelerated Static Line).
  5. Utilize equipamentos corretos. No dia do salto, cada indivíduo deve vestir a roupa de salto em terra e utilizar calçado o mais confortável possível.
  6. Chegue a horas. Deve chegar antes da hora marcada e aguardar que os instrutores estejam disponíveis para falarem consigo e fornecerem-lhe todo o tipo de dicas.
  7. A preparação do salto requer muita atenção. Antes de saltar, cada indivíduo recebe um briefing que lhe dá todas as informações necessárias para a realização do salto. Este é o momento em que conhece o instrutor que o vai auxiliar durante o salto de pára-quedas.
  8. Oiça os conselhos na entrada para o avião. Depois de entrar a bordo do avião terá de escutar os últimos conselhos do seu instrutor, deve colocar todo o material em condições de ser utilizado e aguardar a chegada à altitude do salto (entre os 10.000 e 17.500 pés). Por todas aquelas pessoas que já saltaram de pára-quedas, este momento é considerado o pior de todos, pois a ansiedade é enorme.
  9. Oiça os conselhos à saída do avião. No momento de saltar do avião deve ouvir com a máxima atenção as dicas que o instrutor lhe transmite, o que é muito difícil, pois apenas terá atenção para a imensidão azul que se encontra em frente aos seus olhos. Em todo o caso, ao esforçar-se por ouvir o seu instrutor, saberá o que deve fazer no momento da descida.
  10. Divirta-se e aproveite ao máximo. A possibilidade de estar em queda livre e a uma velocidade vertical de mais de 220 km/h é uma sensação única e, como tal, todos os alunos devem gozar cada segundo que esta experiência proporciona.
  11. Aprecie a vista. Ao abrir o pára-quedas a velocidade em queda livre diminui e isso faz com que um indivíduo tenha uma visão privilegiada sobre a terra, como um verdadeiro pássaro. Este é um momento marcante num salto de pára-quedas, pois esta será uma visão que ficará na sua memória e será relembrada por muitos anos.
  12. Aterre em segurança. Para aterrar em segurança, basta seguir os conselhos fornecidos pelos instrutores. Ao fazê-lo ficará com a perceção que saltar de pára-quedas tem o mesmo impacto de saltar de uma cadeira para o solo.
  13. Regozije-se. Saltar de pára-quedas é um feito único e não é qualquer pessoa que o faz. No final do salto, deve celebrar o seu feito e aproveitar toda a satisfação que esse momento proporciona.
  14. Obtenha a certificação. Para quem gostar desta experiência, existe a possibilidade de continuar a praticar o paraquedismo e obter o certificado de paraquedista. É um investimento e exige muito esforço, mas terá a satisfação de fazer um dos desportos mais emocionantes que existe no mundo.
Nacional: