3 condições essenciais para um voo de parapente

Se é uma daquelas pessoas que nunca experimentou andar de parapente, saiba que a prática deste desporto é muito apaixonante. Conheça a capacidade de voo de um parapente e dedique-se à prática de um dos desportos de aventura mais calmos e descontraídos que existe no mundo.

O parapente a par da asa delta são as duas modalidades que constituem o voo livre e ambas têm como objetivo principal o voar da forma mais natural possível. Ambas utilizam as forças da natureza como “combustível” e recorrem ao esforço do piloto para levantar e aterrar a aeronave.

1. As boas condições atmosféricas

As boas condições atmosféricas permitem a prática do parapente por um período alargado de tempo. O piloto não tem qualquer limite em termos de tempo e fica no ar o máximo de tempo que conseguir aguentar. Neste sentido, é de realçar que o recorde mundial de distância percorrida no parapente é da autoria do piloto sul-africano Nevil Hulett que voou acima dos 500 km!

2. A experiência de voo do piloto

A experiência que um piloto tem em voar de parapente é determinante para prolongar as emoções que um voo oferece. Trata-se de uma das características mais importantes que um piloto deve ter, pois a sua segurança depende disso. Um piloto experiente consegue, com a máxima segurança, realizar todo o tipo de manobras e manusear corretamente o velame, o que lhe garante uma capacidade de voo mais consistente.

3. A capacidade física e psicológica do piloto

Não é necessário que um piloto seja um portento físico para praticar o parapente, contudo é fundamental que seja uma pessoa que possua uma resistência física e também psicológica elevada. É costume dizer-se que quem corre por gosto não cansa e é esse o caso dos pilotos de parapente que, na maioria dos casos, não dão conta das horas passarem, só se apercebem quando o sol se põe no horizonte. Por outro lado, para ter uma grande capacidade de voo no parapente, é fundamental que um piloto esteja com a cabeça limpa, sem qualquer tipo de bloqueio, pois se o tiver, isso poderá ser fatal.

Nacional: