As 6 principais diferenças entre a asa delta e o parapente

Apesar de serem duas modalidades muito iguais na sua essência e de ambas constituírem o voo livre, a asa delta e o parapente têm muitas diferenças entre si na prática. São elas:

1. O preço dos materiais

Os materiais utilizados na asa delta têm um custo ligeiramente superior aos que são utilizados no parapente. Se um piloto quiser comprar todo o material necessário para a prática da asa delta, nomeadamente, a asa, o arnês, o capacete, o pára-quedas de reserva, entre outros acessórios, terá de desembolsar aproximadamente 3.000 euros/6.950 reais. Ao passo que se quiser comprar todo o material necessário para a prática do parapente, em concreto, o velame, a selete, pára-quedas de reserva, capacete, entre outros acessórios, gasta aproximadamente 2.500 euros/ 5.800 reais. É sempre importante assegurar-se que o equipamento é apropriado para o nível de voo desejado.

2. O peso do equipamento

O parapente tem a vantagem de ser mais leve que a asa delta, o que facilita a descolagem e a aterragem de um piloto, mas também garante um domínio mais eficaz do material. O peso total do parapente é de, aproximadamente 20 kg, ao passo que a asa delta varia de acordo com a sua classe, entre os 30 e os 40 kg.

3. O transporte do equipamento

O equipamento do parapente é mais fácil de ser transportado que o equipamento da asa delta. No parapente, todo o equipamento pode ser transportado numa mochila e ser colocado, por exemplo, na mala de um carro. O transporte da asa delta por si só já é mais complicado, pois, a asa delta não cabe em qualquer tipo de compartimento.

4. A velocidade e o voo

A asa delta é mais veloz que o parapente. Na asa delta atingem-se velocidades entre os 25 e 140 km/h, ao passo que no parapente as velocidades são de 15 a 45 km/h. Na asa delta, o voo estabelece-se deitado e com a parte da frente do corpo virada para baixo. No parapente voa-se sentado, às vezes deitado, com a parte da frente do corpo virada para cima. O facto do piloto se encontrar deitado na asa delta permite-lhe ir mais longe que no parapente (o recorde de distância em asa delta é superior a 700 km e no parapente é superior a 500 km).

5. A performance

A asa delta é um desporto de aventura que tem uma performance de voo melhor que a do parapente, ou paraglider, uma vez que a sua estrutura rígida lhe proporciona um melhor resultado de velocidade e planeio, as asas chegam a ter planeio em torno de 18:01 enquanto os parapentes chegam a ter 9:01. Isto quer dizer que a cada 18 metros, uma asa que voa para a frente desce um metro de altitude e o parapente desce um metro a cada nove.

6. A aterragem

O parapente apresenta uma velocidade menor que a asa delta e isso garante-lhe uma vantagem ao aproximar-se do solo e, consequentemente, proporciona uma aterragem mais fácil. Na asa delta, o piloto como que precisa de um “pequeno aeroporto” para aterrar em segurança após a aproximação ao solo.

Nacional: