As 9 maiores competições mundiais de parapente

O parapente é um dos desportos de aventura e de competição mais praticados à escala mundial. Atualmente, organizam-se cada vez mais competições nacionais e internacionais de parapente com o intuito de encontrar os melhores praticantes da modalidade. Conheça quais são as principais competições mundiais de parapente e saiba como elas são importantes para o crescimento deste desporto.
Em todo o mundo existem várias competições de parapente, destacando-se as seguintes:

1. Campeonato Mundial de Parapente

Trata-se do maior evento a nível mundial no que à prática do parapente diz respeito. É uma prova desenvolvida pela Federação Aeronáutica Internacional (Fédération Aéronautique Internationale – FAI) e reúne os melhores desportistas da modalidade.

2. Taça do Mundo de Parapente (Paragliding World Cup – PWC)

Esta competição é promovida pela FAI e patrocinada pela Associação da Taça do Mundo de Parapente (Paragliding World Cup Association – PWCA). É uma organização sem fins lucrativos que foi fundada em 1990 e, desde então, organiza anualmente uma competição que conta com os melhores pilotos do parapente.

3. Campeonato Europeu de Parapente

É uma competição promovida pela FAI e é realizada a um nível europeu com o objetivo de encontrar os melhores praticantes do parapente cross country.

4. Campeonato Europeu de Juniores de Parapente

Trata-se de uma competição promovida pela FAI e é realizada ao nível europeu com o objetivo de encontrar os melhores praticantes juniores da modalidade. A modalidade principal nesta competição é o parapente cross country.

5. O Red Bull X-Alps

É uma das maiores provas mundiais do parapente e um dos maiores desafios que um piloto pode enfrentar. O Red Bull X-Alps passa por cinco países diferentes – Áustria, Alemanha, Itália, Suíça e França – e obriga os competidores a ultrapassar os maiores obstáculos a pé ou com a ajuda do seu parapente.

6. Campeonato Mundial de Parapente de Precisão

Trata-se de uma prova mundial homologada pela FAI e revela-se como uma das competições mais populares de parapente. No Campeonato Mundial de Parapente de Precisão, o objetivo principal é encontrar e distinguir os melhores pilotos mundiais ao nível da precisão.

7. Campeonato Europeu de Parapente de Precisão

É uma prova implementada pela FAI que visa diferenciar os melhores pilotos europeus e aqueles que são mais certeiros.

8. Campeonato Mundial de Acrobacias em Voo Livre

Este campeonato é organizado pela FAI e visa distinguir a um nível mundial todos os freestylers do parapente e da asa delta.

9. Campeonato Europeu de Acrobacias em Voo Livre

Trata-se de uma prova que se encontra sob a alçada da FAI e procura encontrar os melhores pilotos europeus de acrobacias no voo livre.

Nacional: