Modalidades do balonismo

Andar de balão é uma das aventuras mais completas e emocionantes que uma pessoa pode realizar. A sensação de liberdade e o prazer de desfrutar das paisagens mais belas do mundo são uma mistura explosiva no que toca ao balonismo. Saiba quais são as modalidades que constituem o balonismo e conheça o porquê deste ser um dos desportos mais tranquilos e relaxantes.

As principais modalidades do balonismo

O balonismo é uma prática desportiva que ajuda a diminuir o stress do quotidiano e proporciona uma sensação de liberdade única e uma grande paz interior. Para isso muito contribui a diversidade das suas modalidades, das quais se destacam:

Balonismo Aventura

O balonismo aventura representa uma atividade muito intensa e arriscada com muitos perigos à mistura. Os balonistas partem em busca do desconhecido e procuram alcançar metas que, à partida, são muito difíceis de serem atingidas. Trata-se da realização de uma proeza extraordinária, naquele que é conhecido por ser já um desporto de aventura. Dos vários exemplos do balonismo aventura, destacam-se aventuras como as travessias do oceano Atlântico e Pacífico, a travessia entre a Espanha e Venezuela, os voos sobre os Alpes, Kilimanjaro, Himalaias, entre outros.
Estas aventuras, depois de conseguidas, são uma verdadeira marca histórica, contudo exigem uma enorme preparação física e psicológica dos seus praticantes e isso só é possível através de muito treino.
Também é de realçar que existe a possibilidade de praticar outros desportos a partir do balonismo aventura, como algumas modalidades de paraquedismo, o voo livre, a asa delta (a asa fica amarrada por debaixo do cesto). No fundo, esta modalidade acrescenta ainda mais emoção e adrenalina a um desporto que por si só já é emocionante.

Balonismo Promocional

Atualmente, o balonismo promocional é uma modalidade muito em voga e destina-se principalmente a promover uma determinada marca. A maioria das vezes não é um voo, mas sim um cativo que ocorre quando o balão se levanta do solo preso por uma ou mais cordas. Esta modalidade tem-se revelado fundamental em termos publicitários, inclusive o balão pode ser adaptado ao produto que está a ser promovido, o denominado balão forma. Por exemplo, é comum encontrar empresas do setor energético a fazerem publicidade através de um balão de ar quente em que a sua forma é uma botija de gás. Os balonistas são assim patrocinados nas suas viagens e os patrocinadores ganham uma maior visibilidade para os seus produtos.

Balonismo Desportivo

Esta modalidade surge pelo simples prazer de voar e não está relacionada com objetivos estoicos ou qualquer tipo de prémio ou lucro. O balonismo desportivo permite desfrutar da liberdade que os céus proporcionam e, ao mesmo tempo, possibilita o libertar das amarras do dia-a-dia. A prática do balonismo desportivo garante uma grande descontração e relaxamento para todos os seus praticantes. Nesta modalidade, os balonistas têm o seu próprio balão de ar quente e, por vezes, chegam a participar em campeonatos e eventos de balonismo.

Balonismo Turístico

O balonismo turístico é uma modalidade que tem vindo a crescer muito nos últimos anos. Trata-se de uma atividade realizada por uma equipa com profissionais que têm muita experiência no que ao andar de balão diz respeito e fazem autênticas excursões aéreas em várias zonas de destaque. É frequente sobrevoarem castelos, pontes, safaris, entre outros. É uma forma de apreciar a beleza da natureza, sempre sob o cuidado dos melhores profissionais.

Balonismo de Competição

O balonismo de competição é uma das modalidades mais populares e atrativas para todos os seus adeptos. Existem várias provas onde os balonistas podem demonstrar os seus conhecimentos e aptidões técnicas, como por exemplo, lançar as suas marcas (uns sacos de areia com uma fita e com o número do balão) e acertar em cheio num alvo. As provas são geralmente de precisão e estratégia e exigem muita perícia por parte dos seus praticantes. A competição é sempre divertida para todos os praticantes e isso conduz à elevação e a um maior sucesso desta modalidade.

Nacional: