Os 14 passos para a realização do primeiro salto de pára-quedas

Autor:
Para a realização do primeiro salto de pára-quedas, existem determinados passos que devem ser cumpridos para que o salto seja perfeito. São eles:
- Pesquise. Inicialmente deve visitar os websites das mais variadas escolas de paraquedismo, de forma a conhecer as zonas de salto que se encontram mais próximas da sua localidade.
- Conheça a escola. Depois de conhecer qual é a escola de paraquedismo que se encontra mais próxima, deve contactá-la e saber quais são os horários para a realização de saltos e quais os cursos que leciona. É uma oportunidade excelente para fazer uma visita guiada e conhecer as instalações dessa mesma escola.
- Faça todo o tipo de perguntas e obtenha todas as respostas antes de pagar o seu salto. Não tenha receio em questionar tudo o que lhe passar pela cabeça, por mais insignificante que lhe possa parecer. Provavelmente o pessoal da escola de paraquedismo já ouviu essas perguntas antes, de outras pessoas que se encontravam na mesma situação.
- Escolha a forma como vai realizar o seu primeiro salto. Todos os praticantes podem optar por realizar um salto tandem, um salto AFF (Accelerated Free Fall) ou ASL (Accelerated Static Line).
- Utilize equipamentos corretos. No dia do salto, cada indivíduo deve vestir a roupa de salto em terra e utilizar calçado o mais confortável possível.
- Chegue a horas. Deve chegar antes da hora marcada e aguardar que os instrutores estejam disponíveis para falarem consigo e fornecerem-lhe todo o tipo de dicas.
- A preparação do salto requer muita atenção. Antes de saltar, cada indivíduo recebe um briefing que lhe dá todas as informações necessárias para a realização do salto. Este é o momento em que conhece o instrutor que o vai auxiliar durante o salto de pára-quedas.
- Oiça os conselhos na entrada para o avião. Depois de entrar a bordo do avião terá de escutar os últimos conselhos do seu instrutor, deve colocar todo o material em condições de ser utilizado e aguardar a chegada à altitude do salto (entre os 10.000 e 17.500 pés). Por todas aquelas pessoas que já saltaram de pára-quedas, este momento é considerado o pior de todos, pois a ansiedade é enorme.
- Oiça os conselhos à saída do avião. No momento de saltar do avião deve ouvir com a máxima atenção as dicas que o instrutor lhe transmite, o que é muito difícil, pois apenas terá atenção para a imensidão azul que se encontra em frente aos seus olhos. Em todo o caso, ao esforçar-se por ouvir o seu instrutor, saberá o que deve fazer no momento da descida.
- Divirta-se e aproveite ao máximo. A possibilidade de estar em queda livre e a uma velocidade vertical de mais de 220 km/h é uma sensação única e, como tal, todos os alunos devem gozar cada segundo que esta experiência proporciona.
- Aprecie a vista. Ao abrir o pára-quedas a velocidade em queda livre diminui e isso faz com que um indivíduo tenha uma visão privilegiada sobre a terra, como um verdadeiro pássaro. Este é um momento marcante num salto de pára-quedas, pois esta será uma visão que ficará na sua memória e será relembrada por muitos anos.
- Aterre em segurança. Para aterrar em segurança, basta seguir os conselhos fornecidos pelos instrutores. Ao fazê-lo ficará com a perceção que saltar de pára-quedas tem o mesmo impacto de saltar de uma cadeira para o solo.
- Regozije-se. Saltar de pára-quedas é um feito único e não é qualquer pessoa que o faz. No final do salto, deve celebrar o seu feito e aproveitar toda a satisfação que esse momento proporciona.
- Obtenha a certificação. Para quem gostar desta experiência, existe a possibilidade de continuar a praticar o paraquedismo e obter o certificado de paraquedista. É um investimento e exige muito esforço, mas terá a satisfação de fazer um dos desportos mais emocionantes que existe no mundo.
Nacional: